Questões

Questões frequentes

Kombatan – Modern Arnis – Presas style

Algumas perguntas frequentes de quem está curioso pela Arte:

1. O que é o Arnis?

ARNIS, é um dos muitos nomes dados às artes marciais com armas das ilhas Filipinas.

2. Em que é que Arnis é diferente da Escrima ou Kali?

São nomes diferentes para sistemas similares. Kali refere-se às artes marciais filipinas no período anterior à influência espanhola. O Kali especializou-se mais em longas distâncias e, como consequência, menos controlo nos ataques. Dentro dos três conceitos, é a arte que tem o jogo de pés (footwork) mais complexo. Escrima é uma palavra que vem do espanhol (“esgrima”) e portanto refere-se ao período pós-espanhol. Os sistemas de Escrima têm por isso fortes influências espanholas que vieram do tempo da guerra com os espanhóis e da consequente ocupação espanhola. Arnis é uma palavra que vem do espanhol “Arnes”, que se referia ao arnês que segurava a armadura de peito dos guerreiros ou ao escudo que estes utilizavam. Os sistemas de Arnis inclinaram-se para o manejo de um único bastão com preocupação do controlo da arma do oponente. O jogo de pés é muito simples e directo.

3. O que é o Modern Arnis?

O Modern Arnis é um sistema desenvolvido pelos irmãos (e família) Presas. É uma fusão de estilos indígenas Filipinos, criado para formar uma Arte marcial mais completa. Com os dois irmãos afastados geograficamente, o Modern Arnis sofreu uma separação. O Modern Arnis – Presas Style (também chamado por alguns de “Presas Arnis”) foi o que veio a dar origem ao Kombatan pela mão do irmão mais novo – G.M. Ernesto Amador Presas – e foi inteiramente desenvolvido, recriado e reformulado na terra nativa da Arte.

4. Que armas são usadas no Kombatan – Arnis?

Treinamos com um bastão (solo-baston), com dois bastões (doble-baston), faca (daga), espada, pau longo (bankaw) e uma pequena arma de paralisia muscular a que chamamos Dulo. As nossas armas de treino são feitas de madeira e bambu por questões de segurança.

5. O que faz do Arnis único?

Uma das grandes vantagens da Arte é a de ser uma arte viva. Ou seja, é uma arte activamente usada, todos os dias, algures nas Filipinas. Os duelos são ainda travados e, ocasionalmente, até à morte. Isto quer dizer que as artes filipinas possuem uma experiência muito real e actual da forma como decorre um combate de armas e da forma como treinar alguém de forma realista.

6. Para praticar tenho de ser muito forte?

O filipino médio ronda a altura de 1,60m. O sistema foi desenvolvido para que se pudesse tirar partido de uma estatura mais pequena em comparação com oponentes maiores. Por isso, o sistema depende mais de múltiplos e rítmicos golpes, do que de força bruta. Além disso, a arma permite converter pouca força em muita força, compensando as possíveis debilidades físicas de quem a utiliza. Por estas razões, o sistema é ideal para mulheres, pessoas de idade e pessoas mais frágeis.

7.Sendo a cultura das Filipinas principalmente masculina, será que as mulheres estão à altura?

Nas escolas filipinas, as mulheres constituiem cerca de 80-90% dos praticantes de Arnis. Nos Estados Unidos, é comum a frequência de mulheres ser de 25-40%. Como devem saber, isto está muito acima da média para qualquer Arte marcial.

8. O treino físico é muito duro?

A maioria das pessoas que treinam não transpiram muito num treino típico, dito “normal”. O treino é a aprendizagem de padrões, de ângulos e de formas de ataque e defesa e a utilização desses ensinamentos num estado de relaxamento. Ocasionalmente o treino torna-se bastante aeróbico, mas isso vem mais tarde. O Kombatan – Arnis é mais como um jogo de xadrez do que como um combate de boxe.

9. E se não houver uma arma, existe o treino de mãos-vazias?

O Kombatan – Arnis possui um sistema vasto de mãos-vazias conhecido por “mano-mano”. Esse sistema está ligado ao treino de armas através da ideia de que uma arma é a extensão da mão. Por isso, ao aprender o manejo das armas está, sem dar por isso, a aprender o mesmo jogo de pés e o mesmo movimento do corpo utilizado nas mãos-vazias. O “mano-mano” é uma tradução das armas para as mãos. Além disto, o “mano-mano” ensina formas de escapar de agarres ao corpo ou à roupa e de utilizar as pernas como meio de defesa.

10. O facto de ser uma Arte viva, não fará da Arte violenta e brutal?

Todas as Artes marciais genuínas envolvem risco de lesão, porque os acidentes acontecem. Contudo, o Kombatan – Arnis é um estilo moderno, criado para ser seguro na sua aprendizagem. Aliás, esta foi uma das inovações em relação a estilos filipinos mais antigos.

11. Se é tão seguro, como pode ser efectivo?

Com técnica apropriada, a força letal pode ser gerada com um bastão, mas o importante, como foi dito, não é a potência, mas sim a técnica e a velocidade. Contudo, o Kombatan foi também criado a pensar que nos dias que correm, no mundo mais ocidental, não é assim tão fácil ter um bastão por perto. Por esse motivo, é possível utilizar também como arma outros objectos como uma caneta, um lápis ou uma colher, não esquecendo que o uso de bastões dá uma outra velocidade e potência aos braços quando as mãos estão vazias. Além de tudo isto, o sistema está concebido para ser directo, rápido e eficaz numa situação de defesa pessoal.

12. E as crianças podem também praticar?

Têm de ter o mínimo de 12 anos para treinar com o equipamento comum, já que em geral as crianças mais novas têm dificuldade em treinar com segurança devido ao fraco controlo dos bastões convencionais. Contudo, é possível se forem utilizados bastões mais curtos e leves.

13. É divertido? Será que dá prazer?

Claro que uma actividade é mais satisfatória se houver uma motivação inerente. Com instrução adequada, o Kombatan – Arnis é relaxante e fisicamente adequado. É desafiante e promove a liberdade de cada um encontrar, dentro das suas limitações, «o seu próprio estilo». Por isso, é divertido e sadio.

14. Quanto tempo demora a aprender algo de útil?

Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas o arsenal técnico adquirido ao fim de 6 meses de treino, com pelo menos dois treinos semanais, é bastante bom de acordo com o panorama de outras Artes marciais.

15. Porque é tão fácil de evoluir?

Lembre-se que o Kombatan – Arnis é baseado num padrão, num sistema único que serve para as armas e para as mãos-vazias. No corpo-a-corpo tem de gerar-se potência para ser eficaz e o corpo tem de tolerar a potência que o atinge, isto faz com que a progressão seja feita com avanços e recuos. O Kombatan – Arnis, permite uma evolução mais constante porque os embates são realizados com e nas armas e não com o corpo. Por outro lado, no sistema de mãos-vazias, o treino está pensado de forma às defesas serem suaves e os ataques controlados.

16. Como é feita a evolução em termos de graduações?

Originalmente, tal como a maioria das Artes marciais, os sistemas Filipinos não possuíam graduações. O nível dos praticantes era medido pelos combates, guerras e duelos. Contudo, devido à influência do Ocidente, a maioria dos sistemas adoptaram um sistema de graduações. Na nossa Associação seguimos um programa de 10 níveis, em que o 8º nível confere a graduação de Trainer (Monitor) e o 10º nível a graduação de Lakan Isa (1º Dan) – Guro. A Daga, o Dulo, o Dumog e o Bankaw possuem graduações separadas e um praticante pode paralelamente ir acumulando níveis.

17. Falou-se atrás que o programa técnico está regulamentado pela IPMAF. O que é a IPMAF?

IPMAF significa: International Philippine Martial Arts Federation. A IPMAF é a associação que governa o corpo técnico, teórico e metodológico das Associações e Instrutores de Kombatan – Modern Arnis. Possui escolas e Associações em diferentes países por todo o mundo. É presidida actualmente pelo seu fundador, Grande Mestre (Lakan Sampo) Ernesto A. Presas.

18. É possível conhecer e treinar com o Grande Mestre?

Sim. Ou aguardando que ele faça a sua tourné europeia ou frequentando o Campo de treino de Verão nas Filipinas (por altura da Páscoa).

Memorial
Sin Moo Hapkido Portugal

Rui Ramunni
(1971 - 2010)

Ao nosso amigo e mestre. Descansa em paz.