História

História do Hapkido

O Hapkido engloba técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques e pistolas, além de ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objecto.

No início dos tempos as artes marciais já eram treinadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos.  Numa época passada, o país que hoje conhecemos por Coréia, era dividido em três reinos: Silla, Koguryo e Paekche.

Dentro dos conflitos decorrentes entre estes três reinos, todos tinham em comum a prática generalizada das Artes Marciais. Essas Artes continuaram ao longo dos tempos a ser treinadas e desenvolvidas até aos nossos dias, sofrendo grande influência de países vizinhos como a China e Japão.

Uma das pessoas que teve grande influência no desenvolvimento das Artes Marciais coreanas foi Yong Sul Choi . Nascido em 1904 na cidade de Chung Buk na Coréia, ficando órfão com poucos anos de idade, foi levado para o Japão e adoptado como aluno por um dos maiores Mestres daquele país na época: Sokaku Takeda.

Takeda foi o Grande Mestre do estilo Daito – Ryu Aikijujutsu (praticado, conduzido e difundido até hoje, pela família Takeda). Esse estilo contribuiu também para o desenvolvimento de outra Arte Marcial japonesa, o Aikido. Na sequência de 30 anos de treino, Choi decide retornar á sua pátria levando na sua bagagem todo seu historial de técnicas e princípios que adquiriu.

Tendo como base toda estrutura histórica dos estilos coreanos que evoluiu ao longo dos tempos, contando sempre como principio orientador um arsenal vasto e eficaz de pontapés assim como o arsenal de técnicas e princípios de Yong Sul Choi ,os nomes de estilos foram surgindo ao longo do tempo como Hapkikwonsul, Yusul e finalmente HAPKIDO.

Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador do Hapkido. Alguns atribuem a Yong Sul Choi e outros a Ji Han Jae . É importante dizer que Choi foi professor de Ji. Porém podemos observar a situação de diferentes ângulos . O maior estudioso de Artes Marciais Coreanas, Dr. Kimm He-Young, após anos de pesquisa diz o seguinte:

“Podemos aceitar as duas posições dizendo que Choi acendeu o palito de fósforo, mas quem fez a fogueira foi JI”.

É necessário acrescentar que a vasta maioria dos estilos de Artes Marciais existentes foram denominadas nesse século.

Memorial
Sin Moo Hapkido Portugal

Rui Ramunni
(1971 - 2010)

Ao nosso amigo e mestre. Descansa em paz.