FMA – PORTUGAL

FMA (Filipino Martial Arts)-Portugal é um grupo de praticantes de FMA que se caracteriza pela ideia de não se fechar apenas num estilo ou Mestre.

É o departamento formado pela nossa Associação em 2011 para agregar e dar identidade aos estilos de Artes Marciais Filipinas. No arranque, fazem parte deste grupo as Artes do Kombatan Arnis, Agos Kamay e Brokil Istukada. O seu Diretor-técnico geral é o Guro Pedro Silva.
Pertencemos, como sócios,  à APSMHK – A.p.d, sendo esta a Instituição que lhe dá suporte.

Cada uma das artes que faz parte do nosso Grupo é autónoma e distinta, sendo muito importante a manutenção da  autenticidade de cada uma das Artes e de cada um dos praticantes.

As artes Filipinas que podemos desenvolver e aprender são inúmeras, desde que haja quem possa sustentar a sua aprendizagem e crescimento no nosso seio.

Todos são aceites, desde que pratiquem com seriedade e queiram promover as suas FMA, sem delas fazer mão uso.

O nosso símbolo

Em termos de representatividade internacional:

  • Pelo Kombatan Arnis estamos ligados directamente à fonte: I.P.M.A.F. (International Philippines Martial Arts Federation) – supervisionados pelo GM Carlos Pulanco e pelos GM, Mestres e Guros do corpo da IPMAF no mundo.
  • Pelo Agos Kamay estamos  directamente ligados à raíz: BK (Bagong Katipunan) – Grãomestre Carlos Pulanco.
  • Pelo Brokil Istukada estamos também directamente ligados à raíz: BK (Bagong Katipunan) – Guro Vicente Batalla
  • Neste momento, graças à sua inovação e simplicidade desafiante e graças ao trabalho de formação que há dois anos tem sido desenvolvido, contamos já com Escolas no Porto, em Paredes, na Ilha da Madeira, no Marco de Canaveses, em Lisboa e, brevemente, nos distritos de Santarém e Setúbal.

    Na nossa missão temos dois objectivos paralelos, um para «dentro» e outro para «fora» da Associação:

    • o mais importante objectivo é fazer crescer internamente os estilos que compõem a FMA-Portugal – dando oportunidades de aprendizagem aos nossos atletas, quer nas Escolas de treino, quer com seminários de formação específica. Queremos contar com atletas de grande rendimento e performance, que saibam não só na teoria como também na práctica.
    • o outro objectivo da APSMHK-APD é expandir o Kombatan Arnis para as principais cidades de Portugal e atrair novos membros para o nosso seio. Nesse sentido começamos na época desportiva de 2009/10 uma Formação contínua de Instrutores de Kombatan Arnis. A mesma continuará nos anos seguintes, com os alunos anteriores e novos que pretendem juntar-se. No primeiro ano foi um sucesso, com pessoas interessadas e diligentes, tendo alguns destes conseguido passar no seu primeiro exame de graduação e começando aos poucos a sua Escola.

    Dentro de uma filosofia e espírito de “porta aberta a quem quer aprender”, a nossa Associação tem por hábito abrir as suas actividades à comunidade marcial. Até à data temos realizado anualmente Seminários Internacionais e Nacionais que felizmente batem todas as expectativas de interesse, dentro e fora da nossa Associação.

    MABUHAY!

    MARRAMING SALAMAT.

    Memorial
    Sin Moo Hapkido Portugal

    Rui Ramunni
    (1971 - 2010)

    Ao nosso amigo e mestre. Descansa em paz.